Top

Desde que comprámos a nossa Pingu ainda não tínhamos feito uma viagem grande. O máximo que tínhamos feito foram 3 dias. Então, andamos o verão todo a “ressacar” por esta viagem. Contávamos os dias e as horas e eis que chega o dia 1 de Setembro … YUPIIIIIIIIIII! Obviamente que programamos sair de manhã bem cedo, pormo-nos à estrada com tempo para ainda aproveitarmos o dia na nossa primeira paragem. Mas … contratempos, e acabamos por sair apenas depois do almoço. Objectivo: ver o pôr do sol nas Azenhas do mar. Esta é uma zona ainda pouco conhecida (pelo que fomos constatando) mas vale muito a pena uma visita. Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. Situa-se ao longo de uma linha de água que corre para o Atlântico e que quebra as arribas da costa e possuí na base uma praia com uma piscina natural, de água do mar. A vista do cimo da aldeia é lindíssima, com um cenário pitoresco de casinhas brancas, quase como que esculpidas na rocha. Esta pequena maravilha situa-se a apenas 14 km do Centro Histórico de Sintra. Tivemos lá há dois anos e assistimos a um pôr do sol magnifico, com uma banda de musica brasileira a tocar, comemos umas ameijoas deliciosas no restaurante “Azenhas do mar” … ficou-nos marcado de tão maravilhoso que foi e desta vez quisemos repetir.

Mas nada foi como a primeira vez, chegamos lá, estacionamos a Pingu e o nevoeiro era tal que nem conseguíamos ver o mar. Optimistas, esperamos pelo dia seguinte para apreciarmos aquela maravilhosa paisagem. E lá estávamos nós na primeira fila, em cima da falésia, acordamos ali, prontos para ver o sol nascer naquela encosta. Decepção. O nevoeiro não levantou e continuamos sem ver 10 metros para dentro de água.

rbsh

Nós queríamos muito esperar que ele levantasse, queríamos muito voltar a fazer o mesmo programa, mas consultamos a meteorologia e não havia boas notícias. Quando estás de férias queres praia (já ressacávamos um mergulho) e calor e ali as perspectivas para os próximos dias eram feias…e como nós andamos sempre atrás do sol…Seguimos caminho!!

Próxima paragem: Cabo da Roca …que boa surpresa!  Se para as Azenhas já íamos com as expectativas super em cima porque já la tínhamos sido felizes, para aqui íamos sem expectativas porque não conhecíamos. Começamos a aproximar-nos do cabo e vimos algumas vans, pensamos logo: “Este sítio deve ser bonito, a malta da vanlife tem bom gosto!” E não é que tínhamos razão? Toda aquela zona é de perder a respiração, o farol lindíssimo, caminhos em terra que nos conduziam a escarpas arrepiantes, trilhos pelo meio da vegetação com vistas brutais sobre o oceano.

E foi assim, numa dessas caminhadas que fomos dar a um cimo com uma vista maravilhosa para a Praia da Aroeira (pensávamos nós que era a da Ursa). O sol já espreitava e convidada a um mergulho, mas o caminho a descer era um pouco íngreme e optamos por ir procurar a famosa URSA. Suamos, suamos muito. Mais de 1h de caminhada, agarrados a cordas, a pedras, sempre acompanhados com uma vista abismal (o que nos fez demorar mais tempo porque estávamos sempre a parar para tirar fotografias). Um conselho para quem quer conhecer esta praia: LEVEM SAPATILHAS. Fazer aquilo de havaianas foi dureza !

Eis que chegamos lá baixo e …. O sol desapareceu ! NÃOOOOOOO! Oh pah o mergulho voltou a escapar-nos. Ainda assim valeu muito a pena, a praia é muito bonita, com umas escarpas lindas, umas rochas enormes na água, um ambiente super jovem, malta a tocar guitarra, outros com tendas (prontos para pernoitar lá), surfistas…Um ambiente altamente! Ok e agora voltar pra cima ? Vamboraaaaaa.

Com o tempo outra vez mais serrado, decidimos seguir para a próxima paragem e jantar e dormir la : SESIMBRA… Chegamos já de noite, cansados, com fome (depois daquelas caminhadas) e com preguiça para fazer o jantar. Decidimos então procurar um restaurante e jantar calmamente a desfrutar do merecido descanso. Tínhamos planeado ir dormir junto à Praia do Ribeiro do Cavalo, para acordarmos com aquela vista deslumbrante, mas fomos até lá e deparamo-nos com um problema: TRÂNSITO PROIBIDO. A serio? Já estávamos com água na boca a imaginar o pano de fundo do nosso pequeno almoço. Voltamos para mais próximo do centro de Sesimbra e pernoitamos lá num local com uma sinalização que dizia: Proibido autocaravanas. Sabem que há uma controvérsia muito grande quanto a esta sinalização? É que no código da estrada estas “placas” nas existem. Além do mais não há nenhuma lei que te impeça de dormires no teu carro. Nós que temos autocaravana, tentamos informar-nos sobre estas leis e proibições uma vez que fazemos sempre campismo dito “selvagem”. Por isso…ali ficamos, a sonhar com o mergulho na Praia do Ribeiro do cavalo e a rezar para que o tempo abrisse e o sol nos desse os bons dias. Ahhhhh… o melhor era mesmo descansar porque a caminhada até à praia era longa, mas desta vez não nos podíamos esquecer de levar SAPATILHAS !!

 

Sejam felizes,

Mochileiros.

 

Pontos de Paragem

𖤥 Azenhas do mar, Sintra

𖤥 Cabo da Roca, Sintra

𖤥 Praia do Ribeiro do cavalo, Sesimbra

post a comment